Conheça a diferença entre os licores.
Muito provavelmente você já ouviu o termo Cordial para designar uma bebida, normalmente bastante doce, com frutas e tomada preferencialmente após as refeições. Mas você sabe o que, de fato, é um Cordial? Pois neste artigo vamos te explicar do que se trata.
Em primeiro lugar, na legislação brasileira não existe nenhuma definição do que é Cordial. Ou seja, oficialmente, no Brasil, esse nome como sendo um tipo de bebida regulamentada não existe. Cordial, portanto é apenas uma forma de chamar um licor ou um xarope com características específicas que vão mudar de região para região.
A origem do nome vem do latim e significa algo que vem do coração, que seja afetuoso, ou servido com afeto. Agora fica fácil entender a razão do nome. Trata-se portanto de uma bebida servida, por exemplo, a uma visita como prova de carinho e hospitalidade.
Aqui, no Brasil, costuma-se chamar de cordial uma infusão bastante doce com baixa ou nenhuma graduação alcóolica. O famoso Cordial de Limão Siciliano, usado na receita de vários coquetéis famosos é um exemplo disso. Outro exemplo é o Cordial de Camomila utilizado no Ve.n.to. Cordial, portanto, também pode ser apenas um xarope bem doce de frutas ou especiarias.
A sua função no bar é bem útil. Além de compor coquetéis, conferindo sabores especiais e diferenciados, o cordial também ajuda na luta contra o desperdício, uma vez que pode ser feito com sobras de frutas, cascas e outros itens que seriam descartados. Os cordiais também podem ser base para sodas e refrigerantes naturais preparados no próprio bar, uma tendência que está cada vez mais na moda.
Basicamente, o método de preparar um cordial é colocar os ingredientes em uma panela com fogo baixo e mexer até levantar fervura. Depois, deixar esfriar e coar para uma garrafa. A validade em média é de 15 dias na geladeira.
Entretanto, em outros lugares do mundo, cordial será um licor alcóolico extremamente doce, servido após as refeições como um digestivo ou uma espécie de sobremesa. Esse é o caso que justifica a origem do nome. Algo que será oferecido a um convidado como símbolo de afeto.