O famoso licor italiano feito de avelãs.
Lançado em 1978, o Frangélico parece ser um licor recente, mas sua história tem mais de 300 anos. A origem, segundo seu fabricante, foi baseada em receitas criadas por monges cristãos nas montanhas no Norte da Itália, que faziam licores com frutos de cascas duras. Mais especificamente, um monge eremita chamado Frei Angélico, foi a inspiração para o nome da bebida.
Em pleno século XX, o licor foi lançado comercialmente e fez grande sucesso, não apenas pelo seu delicioso sabor, mas também pela criatividade da sua garrafa, que imita a vestimenta de um frei franciscano. A curiosidade é que os monges que inspiraram a bebida eram dominicanos e utilizavam roupas diferentes da que inspirou o desenho da garrafa.
O Frangélico é feito de avelãs moídas e trituradas com cacau e baunilha. A mistura é deixada de molho numa base alcóolica, depois é filtrada e adocicada. Por fim, o licor descansa por um período de seis a oito semanas em tonéis para suavizar antes de ser engarrafado. O resultado final é um licor claro, dourado com teor alcóolico de 24%.
O Frangélico pode ser bebido puro como um digestivo, mas também pode ser servido com gelo, misturado com soda e suco de limão. Combina bem com café e é utilizado em coquetéis combinado com outros licores como Bailey´s.