O aperitivo preferido da Rainha da Inglaterra.
Ele foi criado na França, mas ganhou o coração da realeza britânica. O Dubonnet é um aperitivo doce feito a base de vinho fortificado misturado com ervas e especiarias. É uma bebida composta da família dos vermutes. A receita é secreta, assim como a maioria do vermutes, e a sua característica principal é que entre as especiarias está uma pequena quantidade de quinino.
Sabe-se que, além do quinino, são usadas as uvas tintas grenache, a uva moscatel de Alexandria e a uva carignan. Estas, combinadas, formam uma união harmoniosa que depois de fermentada é envelhecida em barris de carvalho.
O seu criador foi Joseph Dubonnet em 1846 por encomenda do governo francês que queria estimular o consumo de quinino entre os soldados da Legião Estrangeira que lutavam no Norte da África. O quinino evita a malária e por isso os soldados eram obrigados a tomar. (Outra bebida importante criada para essa finalidade foi o Gin Tônica).
O Dubonnet fez sucesso na época da sua criação, mas caiu no esquecimento pouco depois, até que a gigante do mercado de bebidas Pernod Ricard comprou a marca em 1976. Então foi feito um investimento pesado em publicadade com a criação de um famoso slogan “Dubo, Dubom, Dubonnet” e a bebida se tornou popular novamente caindo no gosto das Rainhas da Inglaterra Elizabeth primeira e segunda.
O Dubonnet pode ser bebido puro ou misturado, especialmente com limonada, ou com gin, como prefere a Rainda da Inglaterra. Entre os coquetéis feitos com Dubonnet está o Red Velvet, uma deliciosa mistura de Dubonnet com Espumante.
O que você vai precisar:
- Vinho espumante
- Dubonnet
- Laranj
- Gelo
- Copo on the Rocks
Modo de preparo:
- Encher um copo on the rocks com cubos de gelo
- Colocar 50ml de espumante
- Colocar 50ml de Dubonnet
- Decorar e aromatizar com uma casca de laranha