Saiba tudo sobre o mais famoso uísque americano.
Em 1866, Jasper Newton Daniel, conhecido simplesmente como Jack Daniel, fundou a primeira destilaria oficialmente registrada dos EUA para produzir seu uísque que tinha um processo inovador. Assim como os tradicionais uísques americanos chamados Bourbons (clique aqui para saber o que é bourbon), o uísque de Jack também era feito de milho, mas passava por um processo de filtragem após ser destilado. Por isso passou a ser apresentado com uma classificação própria chamada Tennessee Whiskey.
Sim, Jack Daniel´s é produzido na pacata cidade de Lynchburg, no estado do Tennessee e, apesar de sua destilaria ter se tornando uma das maiores e mais importantes do mundo, ainda permanece no mesmo lugar onde foi fundada. Na propriedade existe uma nascente que fornece a água usada na sua fabricação e na região encontra-se em abundância a madeira usada para produzir o carvão do processo de filtragem da bebida, o Maple.
Na década de 50 a destilaria foi comprada pela gigante Brow-Formam, que é uma das maiores companhias de bebidas do mundo, e o trabalho de marketing feito com Jack Daniel’s transformou a velha bebida dos caipiras americanos em um whiskey cultuado no mundo inteiro. A marca é a preferida dos músicos e motociclistas. Jack Daniel´s passou então a ser muito mais do que uma simples bebida. Ele passou a representar um estilo de vida, conquistando fãs ardorosos deste way of life.
Sim, Jack Daniel’s se tornou um ícone, mas, o fato é que o conteúdo dentro da famosa garrafa quadrada com rótulo preto não é tão bom quanto o seu marketing na opinião dos especialistas. Apesar de ter alguns prêmios, o Old n°7, como também é chamado, não figura nas listas dos melhores uísques americanos atualmente no quesito qualidade. Jack Daniel’s é considerado um whiskey ruim por aqueles que verdadeiramente apreciam uísques. Por isso, existem pessoas que são fãs de uísque e existem pessoas que são fãs de Jack Daniel´s. As duas coisas não costumam se misturar.
A filtragem pela qual o destilado passa tem o objetivo de suaviza-lo. A composição leva 80% de milho transgênico e isso já é, de cara, um fato negativo para um apreciador de uísque. Ele não é envelhecido por tempo determinado. O processo de envelhecimento é controlado pelo mestre da destilaria que vai experimentando o uísque no barril até sentir que está com o gosto padrão considerado ideal. Então ele é engarrafado.
Resumindo, o Jack Daniel´s é um uísque de produção em massa. São aproximadamente 14 milhões de caixas vendidas anualmente. É o segundo uísque mais vendido no mundo (excluindo o mercado indiano) depois do Johnnie Walker Red Label.
Portanto, assim como o Red Label, ele é uma bebida pop, presente nas festas e baladas. Ao contrário do que muitos pensam, ele fica melhor se bebido com gelo e, até mesmo misturado. A própria companhia incentiva isso sugerindo várias receitas de misturas com Jack Daniel´s.
Então, se você tem um bar com perfil jovem, musical, é obrigatório ter Jack Daniel´s em suas prateleiras. Com certeza, vai vender muito. Mas, se você pretende atender bebedores de uísque mais exigentes, muito provavelmente as suas garrafas de Jack Daniel´s ficarão encalhadas.
.