A bebida oficial de Paraty
Hoje falarei sobre o coquetel que tive a oportunidade de conhecer em Paraty, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, o Jorge Amado. Todos os bares da cidade oferecem esse coquetel em sua carta de drinks. Nos lugares onde se vende cachaça, ou até mesmo nos alambiques onde são produzidas existe a menção sobre ele. Isso me instigou pois achei fantástico uma cidade toda ter uma bebida como sua. Então resolvi pesquisar mais e escrever esse artigo para contar um pouco sobre a história do drink e ensinar como prepara-lo.
O coquetel foi criado em 1983 durante a gravação do filme Gabriela, cravo e canela, baseado no livro do escritor Jorge Amado. A história se passa em Ilhéus na Bahia, porém as gravações foram em Paraty, pois o cenário era ideal. A personagem principal Gabriela era interpretada por Sonia Braga. Após essas gravações os produtores de cachaça da região decidiram realizar uma homenagem ao filme e assim foi criado o licor Gabriela, de cravo e canela. A Família Mello seria responsável pela criação da sua primeira versão. Eles são os mesmos produtores da cachaça Coqueiro, que também é bem famosa na região.
Hoje, se você for em Paraty, encontrará uma variedade grande do licor Gabriela. O alambique Paratiana, por exemplo, alterou um pouco a receita original adicionando gengibre em sua produção.
O coquetel Jorge Amado foi uma criação da Bartender Camila Paiva para participar de um concurso de coquetéis em 2014 com cachaças de Paraty. O Jorge Amado foi vitorioso e em seguida foi definido como coquetel oficial da cidade. Existem variações da receita com e sem açúcar. A minha preferida é sem açúcar, mas você pode adicionar um pouco em sua preparação de acordo com seu paladar.
O que você vai precisar:
- Licor Gabriela;
- Limão;
- Maracujá;
- Gelo;
- Copo on the rocks;
Modo de preparo:
- Em um coqueteleria macere 1 limão cortado, adicione 50 ml de licor Gabriela, polpa de meio maracujá e gelo;
- Bata todos os ingredientes;
- Sirva no copo on the rocks sem coar;
- Coloque uma rodela de limão na borda do copo ou um pau de canela;
- Sirva o seu Jorge Amado.