As 10 técnicas que todo bartender deve saber

As 10 técnicas que todo bartender deve saber

Com elas você estará apto a preparar a maioria dos coquetéis do mundo.

Escrito por Marcelo Reis*

Com certeza você já sabe que existem três técnicas básicas para se preparar coquetéis: montado, batido e mexido. Se ainda não sabe, confira nosso artigo Como fazer coquetéis. Aprendendo essas três formas você estará dando o primeiro passo.

Mas, além dessas três técnicas básicas, existem outras que você precisa saber. Na verdade, são técnicas complementares que vão melhorar sua performance, deixarão seu coquetel perfeito e darão aquele diferencial. Listamos dez que são essenciais.

1. Dupla coagem. Essa técnica consiste em coar os coqueteis batidos duas vezes ao servi-lo na taça usando o coador embutido da coqueteleira modelo cobbler, ou o strainer da coqueteleira modelo boston e uma peneira fina simultaneamente. Essa técnica é usada para servir os Martinis e a função é servir um coquetel perfeitamente limpo e cristalino, sem pequenos pedaços de gelo ou pedacinhos de frutas.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Como fazer dupla coagem

2. Gelar taças previamente. Essa técnica consiste em colocar gelo dentro do copo ou da taça antes de servir o coquetel para deixar deixar o vidro gelado e dessa forma preservar a temperatura do coquetel por mais tempo. Se no seu bar tiver um freezer apropriado, as taças podem ficar guardadas nele.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

3. Dry shake. Essa técnica é usada para se fazer uma espuma ao bater o coquetel ou para preparar uma espuma que será acrescentada por cima do drink. Consiste em fazer o shake sem gelo usando clara de ovos in natura, desidratada ou pasteurizada.

O que é dry shake

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

4. Roll. Essa técnica é usada para misturar duas bebidas sendo que uma delas é carbonatada, ou seja, não pode ser batida e nem mexida. A técnica consiste em transferir cuidadosamente as bebidas de uma coqueteleira para outra de forma que as bebidas se misturem sem produzir espuma.

Veja no artigo a seguir a receita do Bellini que deve ser preparado utilizando a técnica de roll.

Como fazer Bellini

5. Float. Essa técnica é usada quando se deseja criar uma camada com uma bebida por cima da outra, sem que elas se misturem. A técnica consiste em escolher bebidas com densidades diferentes e colocar a menos densa por cima da outra despejando o líquido lentamente por cima do verso da colher bailarina.

Aprenda a fazer Float

6. Gelo britado. Essa técnica é usada quando se deseja fazer um drink super frescante com o copo cheio de gelo, ou para finalizar um coquetel colocando uma camada de gelo por cima. A técnica consiste em esmagar as pedras de gelo na coqueteleira com o auxílio de um macerador e depois colocar no copo ou por cima do coquetel.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Como fazer gelo britado

7. Free pouring. Essa técnica é usada para dar mais velocidade e estilo ao trabalho do bartender. A técnica consiste em servir uma dose direto no copo ou na coqueteleira sem usar o dosador, calculando a quantidade por meio de uma contagem de tempo. Para fazer isso é necessário que a garrafa esteja com uma biqueira de metal de fluxo contínuo.

Como fazer free pouring

8. Flambar. Essa técnica consiste em fazer a superfície do coquetel pegar fogo usando um maçarico, fósforo ou isqueiro. Para conseguir flambar um drink é preciso que seu teor alcóolico seja superior a 38% e não que não esteja gelado. Se for um coquetel em camadas, a bebida que fica por cima deve ter o teor alcóolico mais elevado. Essa técnica exige cuidado para evitar acidentes.

Para saber mais sobre flambagem de drinks confira o artigo específico sobre o tema:

Como flambar um drink

9. Defumar a taça ou copo. Essa técnica é usada para dar um aroma ao coquetel e consiste em queimar alguma especiaria antes de preparar o coquetel e emborcar a taça por um tempo para que a fumaça preencha o seu interior. Quando o coquetel está pronto, vira-se a taça e serve-se o drink.

10. Crusta. Essa técnica consiste em fazer uma borda, normalmente de sal ou açúcar, no copo ou taça para acrescentar algum sabor complementar na hora que o cliente coloca a boca para beber.

A seguir confira a receita do Brandy Crusta, o primeiro coquetel a ser servido com uma borda crustada no copo ou taça.

Com essas dez técnicas você estará apto a preparar todos os coquetéis mais famosos do mundo. Quer compartilhar alguma outra? Escreva pra gente ou deixe um comentário no vídeo abaixo.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.