Aprenda a preparar o Zombie

Aprenda a preparar o Zombie

O coquetel ultrassecreto que é capaz de transformar pessoas em zumbis.

Zombie é um coquetel Tiki (saiba o que é um drink Tiki) feito de sucos de frutas, licores e vários estilos de run. Ele apareceu pela primeira vez no final de 1934, inventado por Donn Beach, anteriormente conhecido como Ernest Raymond Beaumont-Gannt, em seu restaurante em Hollywood, Califórnia. Conectado ao McCadden Hotel, o espaço de 4m X 4m logo seria o lar do primeiro bar Tiki do mundo, Don the Beachcomber. Ele foi popularizado na costa leste logo depois na Feira Mundial de Nova York de 1939.

Conta a história que Donn Beach originalmente inventou o Zombie para ajudar um cliente amigo de ressaca antes de seu vôo para San Francisco para uma reunião de negócios, onde foi servido três.  O cliente voltou vários dias depois para reclamar que havia sido transformado em um Zumbi durante toda a viagem. Seu sabor suave e frutado esconde seu teor alcoólico extremamente alto e por isso nos restaurantes Don the Beachcomber  seus clientes eram limitados a dois zombies cada por causa de sua potência, que Beach disse que poderia te fazer um “morto-vivo”.

De acordo com a receita original, o coquetel Zombie incluía três tipos diferentes de rum, suco de limão, falernum, bitter angostura, Pernod, grenadine e “Don’s Mix”, uma combinação de xarope de canela e suco de toranja.

Promo conteúdo blog
GOSTOU DESTE CONTEÚDO?

Faça nosso curso de Bartender e torne-se um profissional do bar.

Até o surgimento do Mai Tai (Aprenda a prepará-lo), o Zombie era a bebida falsa-tropical mais famosa do mundo. Isso deu início a toda a mania do Tiki e colocou Don The Beachcomber’s no mapa. Donn Beach manteve sua receita original de 1934 um segredo bem guardado – a ponto de codificá-la. Os números do código correspondiam aos números das garrafas de seu bar, que não tinham outra identificação; o conteúdo real das garrafas era um mistério completo para os funcionários que as preparavam.  Beach tinha motivos para se preocupar; uma cópia do Zombie foi servida na Feira Mundial de Nova York de 1939 por um homem que tentava levar o crédito por ele, chamado Monte Proser (mais tarde pelo Copacabana, ligado à máfia )

Com o tempo, a receita original de Donn Beach pareceu perdida, até que Jeff “Beachbum” Berry chamado de “o Indiana Jones das bebidas Tiki” pelo New York Times a resgatou. Ele passou dez anos pesquisando antigas receitas de coquetéis, até que finalmente obteve o livrinho preto com a receita do membro da equipe do Beachcomber, Dick Santiago. A partir daí, ele foi capaz de desvendar o mistério do ingrediente chamado “Don’s Mix”.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

As receitas originais de Beach para o Zombie e outras bebidas Tiki foram publicadas no Sippin ‘Safari por Jeff “Beachbum” Berry. Berry pesquisou as origens de muitos coquetéis Tiki, entrevistando bartenders do Don the Beachcomber e outros lugares Tiki originais e desenterrando outras fontes. Principalmente, Sippin ‘Safari detalha o desenvolvimento do Zombie por Beach com três receitas diferentes que datam de 1934 a 1956.

O Zombie era servido ocasionalmente aquecido (uma bebida mais comumente conhecida hoje como I.B.A. Hot Zombie), conforme descrito pelo jornal Catering Industry Employee (CIE): “Suco de 1 limão, suco de abacaxi sem açúcar, amargo, 1 onça de rum encorpado, 2 onças de rum Gold Label, 1 onça de rum White Label, 1 onça de conhaque com sabor de damasco, 1 onça de suco de mamão “

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

 Listado e categorizado como um CLÁSSICO CONTEMPORÂNEO pela IBA (International Bartenders Association)

(Clique aqui e conheça a lista dos coquetéis que todo bartender deve conhecer)

Confira agora a receita do coquetel que Donn mencionava como “um consertador de sonhos desfeitos”. Mas tenha cuidado, como citamos anteriormente, o próprio Donn não serviria mais do que dois para um cliente.

Ingredientes:

  • 45 ml de Rrun escuro jamaicano;
  • 45 ml de rum ouro porto-riquenho;
  • 30 ml de rum Demerara;
  • 20 ml de suco de limão fresco;
  • 25 ml de absinto;
  • 15 ml falernum;
  • 15 ml de Donn’s Mix (2 partes de toranja amarela fresca e 1 parte de xarope de canela);
  • 1 colher de chá de xarope de grenadine;
  • 1 dash de Angostura bitters;
  • 6 dashes de pernod.

Modo de preparo:

  1. Bata vigorosamente todos os ingredientes com gelo e verta sobre um copo, preferencialmente, no estilo “zumbi” ou longo repleto de gelo;
  2. Finalize-o com um ramo de hortelã.

Por causa do run de alto teor alcoólico, este coquetel pode ser aceso se desejar.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL
Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Caetano Campisi

Sou nascido e criado na região da Costa Verde, Vila Muriqui/RJ, filho de comerciantes de uma tradicional cantina italiana onde sempre estive envolvido na área de atendimento ao público. Sou proprietário e bartender da Cantina do Rocco onde meu desafio foi transformar a identidade da empresa líder criada pelos meus pais em um negócio com a minha "cara". Tenho mais de trinta anos de experiência no mundo do bar e faço parte do time de instrutores da Escola do Entretenimento. Minha missão é compartilhar todo o meu conhecimento para formar profissionais qualificados para atuarem em bares, hotéis, eventos e casas noturnas.