O coquetel ultrassecreto que é capaz de transformar pessoas em zumbis.
Zombie é um coquetel Tiki (saiba o que é um drink Tiki) feito de sucos de frutas, licores e vários estilos de run. Ele apareceu pela primeira vez no final de 1934, inventado por Donn Beach, anteriormente conhecido como Ernest Raymond Beaumont-Gannt, em seu restaurante em Hollywood, Califórnia. Conectado ao McCadden Hotel, o espaço de 4m X 4m logo seria o lar do primeiro bar Tiki do mundo, Don the Beachcomber. Ele foi popularizado na costa leste logo depois na Feira Mundial de Nova York de 1939.
Conta a história que Donn Beach originalmente inventou o Zombie para ajudar um cliente amigo de ressaca antes de seu vôo para San Francisco para uma reunião de negócios, onde foi servido três. O cliente voltou vários dias depois para reclamar que havia sido transformado em um Zumbi durante toda a viagem. Seu sabor suave e frutado esconde seu teor alcoólico extremamente alto e por isso nos restaurantes Don the Beachcomber seus clientes eram limitados a dois zombies cada por causa de sua potência, que Beach disse que poderia te fazer um “morto-vivo”.
De acordo com a receita original, o coquetel Zombie incluía três tipos diferentes de rum, suco de limão, falernum, bitter angostura, Pernod, grenadine e “Don’s Mix”, uma combinação de xarope de canela e suco de toranja.
Até o surgimento do Mai Tai (Aprenda a prepará-lo), o Zombie era a bebida falsa-tropical mais famosa do mundo. Isso deu início a toda a mania do Tiki e colocou Don The Beachcomber’s no mapa. Donn Beach manteve sua receita original de 1934 um segredo bem guardado – a ponto de codificá-la. Os números do código correspondiam aos números das garrafas de seu bar, que não tinham outra identificação; o conteúdo real das garrafas era um mistério completo para os funcionários que as preparavam. Beach tinha motivos para se preocupar; uma cópia do Zombie foi servida na Feira Mundial de Nova York de 1939 por um homem que tentava levar o crédito por ele, chamado Monte Proser (mais tarde pelo Copacabana, ligado à máfia )
Com o tempo, a receita original de Donn Beach pareceu perdida, até que Jeff “Beachbum” Berry chamado de “o Indiana Jones das bebidas Tiki” pelo New York Times a resgatou. Ele passou dez anos pesquisando antigas receitas de coquetéis, até que finalmente obteve o livrinho preto com a receita do membro da equipe do Beachcomber, Dick Santiago. A partir daí, ele foi capaz de desvendar o mistério do ingrediente chamado “Don’s Mix”.
As receitas originais de Beach para o Zombie e outras bebidas Tiki foram publicadas no Sippin ‘Safari por Jeff “Beachbum” Berry. Berry pesquisou as origens de muitos coquetéis Tiki, entrevistando bartenders do Don the Beachcomber e outros lugares Tiki originais e desenterrando outras fontes. Principalmente, Sippin ‘Safari detalha o desenvolvimento do Zombie por Beach com três receitas diferentes que datam de 1934 a 1956.
O Zombie era servido ocasionalmente aquecido (uma bebida mais comumente conhecida hoje como I.B.A. Hot Zombie), conforme descrito pelo jornal Catering Industry Employee (CIE): “Suco de 1 limão, suco de abacaxi sem açúcar, amargo, 1 onça de rum encorpado, 2 onças de rum Gold Label, 1 onça de rum White Label, 1 onça de conhaque com sabor de damasco, 1 onça de suco de mamão “
Listado e categorizado como um CLÁSSICO CONTEMPORÂNEO pela IBA (International Bartenders Association)
(Clique aqui e conheça a lista dos coquetéis que todo bartender deve conhecer)
Confira agora a receita do coquetel que Donn mencionava como “um consertador de sonhos desfeitos”. Mas tenha cuidado, como citamos anteriormente, o próprio Donn não serviria mais do que dois para um cliente.
Ingredientes:
- 45 ml de Rrun escuro jamaicano;
- 45 ml de rum ouro porto-riquenho;
- 30 ml de rum Demerara;
- 20 ml de suco de limão fresco;
- 25 ml de absinto;
- 15 ml falernum;
- 15 ml de Donn’s Mix (2 partes de toranja amarela fresca e 1 parte de xarope de canela);
- 1 colher de chá de xarope de grenadine;
- 1 dash de Angostura bitters;
- 6 dashes de pernod.
Modo de preparo:
- Bata vigorosamente todos os ingredientes com gelo e verta sobre um copo, preferencialmente, no estilo “zumbi” ou longo repleto de gelo;
- Finalize-o com um ramo de hortelã.
Por causa do run de alto teor alcoólico, este coquetel pode ser aceso se desejar.