Conheça o bitter mais famoso usado para temperar coquetéis.
Escrito por Marcelo Reis*
Com certeza, você já sabe o que é bitter. Mas, se ainda não sabe, bitters são uma categoria de bebidas feitas com ervas em sua receita cuja característica principal é o sabor amargo. São aperitivos, ou seja, para serem tomados antes das refeições, ou usados apenas como tempero em coquetéis. Esse último é o caso da Angostura, um bitter aromático, não potável, que faz parte de inúmeras receitas.
Só existe uma fábrica no mundo que fabrica a Angostura. A sede é na capital de Trinidad e Tobago, Port of Spain, no Caribe. Sua fórmula é secreta, e era usada inicialmente como um remédio para dores no estômago. Sua receita foi criada por um médico alemão, Dr. Johann Gottlieb Benjamim Siegert, na Venezuela em 1824, na cidade que levava o mesmo nome. Por volta de 1840, a Angostura passou a ser usada em coquetéis e então se tornou famosa no mundo inteiro.
O efeito que a Angostura produz nos coquetéis é fascinante, realçando sabores, produzindo aromas, quebrando o doce excessivo e dando equilíbrio. Se tornou componente essencial na prateleira do bartender, usada em gotas, ou dashes, na liguagem técnica.
Difícil de encontrar (só em lojas especializadas), a pequena garrafinha e seu rótulo lembram um remédio e mantêm a tradição. O preço é caro, mas compensa. Como as quantidades usadas nos coquetéis são mínimas, cada garrafinha vai demorar para acabar e pode ser guardada sem medo de estragar nas prateleiras.
Para saber mais sobre a Angostura, visite o site oficial da fábrica: https://angosturabitters.com/