O coquetel oficial de Porto Rico.
Como todo coquetel clássico, a Piña Colada tem várias versões para a sua criação. Ramon Monchito Marrero Péres afirma ser o criador do coquetel no Hotel Hilton em Porto Rico. Ricardo Garcia, que trabalhou no mesmo hotel que Monchito, reinvindica a criação para si. Por último, não menos importante, Ramon Portas Mingot diz que criou o famoso coquetel em 1963 no restaurante Barrachina em San Juan. Neste artigo vou contar a versão da historia que passou a ser a oficial e ensinarei como fazer esse famoso coquetel listado pela International Bartender Association – IBA.
Um dia, em 1954, o gerente do hotel Hilton pediu para Monchito desenvolver uma combinação que impressionasse e agradasse a clientela. Monchito então levou 3 meses para conseguir alcançar um resultado que considerasse satisfatório usando rum, creme de coco e suco de abacaxi. Assim nasceu a incrível Piña Colada.
O coquetel recebeu esse nome porque Piña significa Abacaxi e Colada significa coada. Monchito amava o que fazia e passou mais 35 anos trabalhando de forma subsequente como barman servindo sua Piña Colada para diversos cliente. 50 anos depois da criação o governo Porto Riquenho homenageou Monchito por sua genialidade e reconhece a Pina Colada como parte fundamental da história da nação.
Veja a seguir a receita oficial da Pina Colada. Aqui no Brasil, se adoça demais este coquetel incluindo Leite Condensado. Aliás, esse é um grave problema da coquetelaria brasileira, que tende a adoçar demais os coquetéis mascarando muito de seu verdadeiro sabor.
O que você vai precisar:
- Rum claro
- 1 Abacaxi
- Creme de coco
- Gelo
- Taça hurricane ou de sorvete
Modo de preparo:
- Encha uma taça hurricane de gelo
- Coloque gelo na coqueteleira
- Coloque 50ml de rum claro
- Coloque 50ml de suco de abacaxi
- Adicione 30ml de creme de coco
- Bata vigorosamente
- sirva e decore com uma fatia de abacaxi ou uma folha da sua coroa