Como fazer Piña Colada

Como fazer Piña Colada

O coquetel oficial de Porto Rico.

Como todo coquetel clássico, a Piña Colada tem várias versões para a sua criação. Ramon Monchito Marrero Péres afirma ser o criador do coquetel no Hotel Hilton em Porto Rico. Ricardo Garcia, que trabalhou no mesmo hotel que Monchito, reinvindica a criação para si. Por último, não menos importante, Ramon Portas Mingot diz que criou o famoso coquetel em 1963 no restaurante Barrachina em San Juan. Neste artigo vou contar a versão da historia que passou a ser a oficial e ensinarei como fazer esse famoso coquetel listado pela International Bartender Association – IBA.

Um dia, em 1954, o gerente do hotel Hilton pediu para Monchito desenvolver uma combinação que impressionasse e agradasse a clientela. Monchito então levou 3 meses para conseguir alcançar um resultado que considerasse satisfatório usando rum, creme de coco e suco de abacaxi. Assim nasceu a incrível Piña Colada.

O coquetel recebeu esse nome porque Piña significa Abacaxi e Colada significa coada. Monchito amava o que fazia e passou mais 35 anos trabalhando de forma subsequente como barman servindo sua Piña Colada para diversos cliente. 50 anos depois da criação o governo Porto Riquenho homenageou Monchito por sua genialidade e reconhece a Pina Colada como parte fundamental da história da nação.

Veja a seguir a receita oficial da Pina Colada. Aqui no Brasil, se adoça demais este coquetel incluindo Leite Condensado. Aliás, esse é um grave problema da coquetelaria brasileira, que tende a adoçar demais os coquetéis mascarando muito de seu verdadeiro sabor.

O que você vai precisar: 

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR
  • Rum claro
  • 1 Abacaxi
  • Creme de coco
  • Gelo
  • Taça hurricane ou de sorvete

Modo de preparo:

  1. Encha uma taça hurricane de gelo
  2. Coloque gelo na coqueteleira
  3. Coloque 50ml de rum claro
  4. Coloque 50ml de suco de abacaxi
  5. Adicione 30ml  de creme de coco
  6. Bata vigorosamente
  7. sirva e decore com uma fatia de abacaxi ou uma folha da sua coroa

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Pedro Real

Comecei como bartender aos 19 anos e me apaixonei pelo mundo do bar. Me formei pela Escola do Entretenimento e fiz especializações em mixologia e working flair. Atuei em festas e eventos e me aprofundei na produção de bebidas artesanais desenvolvendo minha própria marca de licores artesanais. Hoje, sou um colaborador da Escola para compartilhar esse conhecimento e ajudar a formar novos profissionais.