O drink para “acordar e detonar”.
Se você ama aquele cheiro de café e, principalmente, o gosto dele, e também é um fã de drinks, certamente você já conhece o Espresso Martini. Esse famoso coquetel começou sua história chamado de Vodka Expresso e o responsável pela sua criação foi Dick Bradsell em 1983, enquanto trabalhava no Soho Brasserie em Londres.
A lenda conta que uma garota que viria a se tornar uma super modelo, pediu que ele preparasse um drink “que a acordasse e a detonasse (Wake me up, and F**k me up)”. Bradsell, nesse momento, preparou o que teria sido o primeiro espresso martini da história, misturando vodka, açúcar, licor de café e uma dose de café espresso que tirou da máquina do balcão.
Quando Dick foi trabalhar no The Pharmacy, o drink passou a se chamar Pharmaceutical Stimulant. Mais tarde, Dick trabalhou no Match Bar EC1, onde se tornou chefe de bar, e foi nesse momento que o coquetel passou a ser chamado de Vodka Espresso. Entretanto, como era servido em uma taça Martini, o nome que acabou se popularizando foi Espresso Martini.
Então vamos aprender como preparar esse clássico que faz parte da lista de coquetéis da International Bartender Association – IBA (Clique aqui para ver a lista completa).
O que você vai precisar:
- Vodka
- Licor de café
- Café espresso
- Xarope de açúcar
Modo de preparo
- Adicione 40 ml de vodka, 20 ml de licor de café, 25 ml de café espresso, 5 ml de xarope de açúcar em uma coqueteleira.
- Coloque gelos em cubo na coqueteleira e agite vigorosamente
- Faça uma dupla coagem para uma Taça Martini pré-resfriada
- Decore com três grãos de café
- Obs: Você pode adicionar mais ou menos açúcar caso ache necessário e pode também realizar em uma taça coupette.