Saiba quem foi Ernest Gantt

Saiba quem foi Ernest Gantt

Conheça o pai da coquetelaria Tiki

O movimento Tiki foi uma série de tendências na área sócio cultural que começaram nos anos 30 nos EUA com influência da cultura das ilhas do Pacífico. Toda família norte-americana de classe média cultivava naqueles tempos o sonho de passar férias ou viver nessas ilhas paradisíacas. Talvez, essa tendência tenha surgido como uma forma de se fugir dos problemas e dificuldades da vida cotidiana que a população vinha enfrentando desde a depressão americana até a segunda-guerra mundial.

Esse movimento incluiu também a gastronomia e a coquetelaria dando origem a uma linha de drinks que tinham como base o rum, acrescidos de sucos cítricos, xaropes e de especiarias. A maior parte dos drinks são em camadas, com complexidades de sabores.

Nascido em 1907, criado no Texas, Ernest Gantt trabalhou com sua mãe aos 16 anos administrando sua pensão, aos 20 saiu de casa para viajar o mundo onde conheceu diversas ilhas dos chamados mares do sul. Nos anos 30 abriu um logo após o final da lei seca com o nome de Don The Beachcomber em Los Angeles, que significa algo como vagabundo de praia. Esse bar foi o precursos da chamada coquelelaria Tiki.

O empreendimento fez fama e Ernest passou a adotar o próprio nome do bar como pseudônimo, passando a ser conhecido como Don Beach. Don então criou um cardápio de drinks nesse bar que influenciou diversos outros que vieram em seguida. Ele expandiu seus negócios e criou uma cadeia de restaurantes que é considerada a primeira rede de franquia de bares temáticos da história. Nos anos cinquenta ele se mudou para o Havaí e construiu o International Market Place em Honolulu.

Por tudo isso, Ernest Gantt, ou melhor dizendo, Don Beach, é considerado o pai dos coquetéis tropicais chamados de Tiki, mas não é o único grande nome nesse tipo de coquetelaria. Existem outros bartenders que criaram drinks famosos desse tipo. Entre eles, Victor Bergeron e Harry Yee.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR
Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Pedro Real

Comecei como bartender aos 19 anos e me apaixonei pelo mundo do bar. Me formei pela Escola do Entretenimento e fiz especializações em mixologia e working flair. Atuei em festas e eventos e me aprofundei na produção de bebidas artesanais desenvolvendo minha própria marca de licores artesanais. Hoje, sou um colaborador da Escola para compartilhar esse conhecimento e ajudar a formar novos profissionais.