A graduação alcoólica no Brasil

A graduação alcoólica no Brasil

Saiba como interpretar e calcular a graduação alcoólica em seus drinks e coquetéis.

O grau Gay Lussac*, abreviado como grau GL, é uma fração de volume, sendo a quantidade em mililitros de álcool contida em 100 mililitros de mistura hidroalcoólica. É com base nessa forma de medida que é informada a graduação alcoólica das bebidas.

*Joseph Louis Gay-Lussac (1778 – 1850), foi um físico e químico francês.

O Gl nas bebidas alcoólicas é apresentado na forma de percentual. Por exemplo, uma garrafa de bebida com 42 graus GL possui 42% em volume de álcool e 58% em volume de água.

Promo conteúdo blog
GOSTOU DESTE CONTEÚDO?

Faça nosso curso de Bartender e torne-se um profissional do bar.

Em 1961 foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), que implantou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, os atuais IPEM, e instituiu o Sistema Internacional de Unidades (S.I.) em todo o território nacional.

Sendo assim, o grau INPM, para a graduação alcoólica tornou-se um padrão muito usado no Brasil.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Médias de Teor Alcoólico em % (= °GL)

Diferença entre INPM e GL

O °INPM é a fração em massa de teor alcoólico de uma solução aquosa. Diferente, portanto, do °GL que informa a relação em volume.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Muitas vezes o teor alcoólico é dado em porcentagem (%) que é a mesma coisa que o GL.

Teor Alcoólico

Seguindo este raciocínio, uma dose contendo 50 ml de cachaça que possua 40% de teor alcoólico respeita a seguinte equação: (Clique aqui para saber a diferença entre aguardente, cachaça e pinga)

Quantidade de álcool (Volume) = Q Álcool  = Volume x Teor alcoólico

Q Álcool = 50 ml x 40%

Logo, Q Álcool = 50 ml x (40 ml/100 ml) = 20 ml

Propriedades do Álcool Etílico

Então, para convertermos mililitros (ml) em gramas (g), utilizaremos a relação entre quantidade de álcool em volume e sua densidade.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Quantidade de álcool (g) = volume de álcool (ml) x densidade do álcool (g/ml).

Logo, Q Álcool = 20 ml x 0,789 g/ml = 15,78 g.

Na maioria de nossa literatura a respeito da coquetelaria, utiliza-se como dose padrão 50 ml o que é muito superior, inclusive, ao valor determinado pela OMS.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Caetano Campisi

Sou nascido e criado na região da Costa Verde, Vila Muriqui/RJ, filho de comerciantes de uma tradicional cantina italiana onde sempre estive envolvido na área de atendimento ao público. Sou proprietário e bartender da Cantina do Rocco onde meu desafio foi transformar a identidade da empresa líder criada pelos meus pais em um negócio com a minha "cara". Tenho mais de trinta anos de experiência no mundo do bar e faço parte do time de instrutores da Escola do Entretenimento. Minha missão é compartilhar todo o meu conhecimento para formar profissionais qualificados para atuarem em bares, hotéis, eventos e casas noturnas.