Saiba como interpretar e calcular a graduação alcoólica em seus drinks e coquetéis.
O grau Gay Lussac*, abreviado como grau GL, é uma fração de volume, sendo a quantidade em mililitros de álcool contida em 100 mililitros de mistura hidroalcoólica. É com base nessa forma de medida que é informada a graduação alcoólica das bebidas.
*Joseph Louis Gay-Lussac (1778 – 1850), foi um físico e químico francês.
O Gl nas bebidas alcoólicas é apresentado na forma de percentual. Por exemplo, uma garrafa de bebida com 42 graus GL possui 42% em volume de álcool e 58% em volume de água.
Em 1961 foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), que implantou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, os atuais IPEM, e instituiu o Sistema Internacional de Unidades (S.I.) em todo o território nacional.
Sendo assim, o grau INPM, para a graduação alcoólica tornou-se um padrão muito usado no Brasil.
Diferença entre INPM e GL
O °INPM é a fração em massa de teor alcoólico de uma solução aquosa. Diferente, portanto, do °GL que informa a relação em volume.
Muitas vezes o teor alcoólico é dado em porcentagem (%) que é a mesma coisa que o GL.
Seguindo este raciocínio, uma dose contendo 50 ml de cachaça que possua 40% de teor alcoólico respeita a seguinte equação: (Clique aqui para saber a diferença entre aguardente, cachaça e pinga)
Quantidade de álcool (Volume) = Q Álcool = Volume x Teor alcoólico
Q Álcool = 50 ml x 40%
Logo, Q Álcool = 50 ml x (40 ml/100 ml) = 20 ml
Então, para convertermos mililitros (ml) em gramas (g), utilizaremos a relação entre quantidade de álcool em volume e sua densidade.
Quantidade de álcool (g) = volume de álcool (ml) x densidade do álcool (g/ml).
Logo, Q Álcool = 20 ml x 0,789 g/ml = 15,78 g.
Na maioria de nossa literatura a respeito da coquetelaria, utiliza-se como dose padrão 50 ml o que é muito superior, inclusive, ao valor determinado pela OMS.