Entenda como é calculada a dose de bebida e porque ela varia conforme o país.
Estamos acostumados a ler em muitas receitas que deve-se colocar uma dose disso e meia-dose daquilo. Mas afinal, quanto é uma dose e como ela é definida? Você sabe como ela é calculada? Nesse artigo vamos explicar a origem das doses e suas medidas.
Muitas pessoas ficam surpresas ao saber como é calculada uma dose de bebida alcoólica. Diferente do que pensam, uma dose não se refere apenas ao tamanho do copo. A definição de dose padrão de bebida alcoólica tem como base à quantidade de álcool (etanol puro) presente em qualquer tipo de bebida.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define que uma “dose padrão” deve conter entre 12 a 14g de etanol puro, mas esse valor varia de país para país. Aqui no Brasil, por exemplo, nossa dose fica entre 10 g e 14 g de álcool. A Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (SENAD) considera a “dose padrão” como 13,6 g de etanol puro.
Portanto, de forma científica, uma dose deveria variar de bebida para bebida de acordo com sua graduação alcoólica. Por exempo, para uma bebida destilada que tenha 40% de teor alcoólico, esse valor será equivalente a aproximadamente 44ml. Então, aqui no Brasil, se arredonda essa medida para cima, definindo como padrão para todos os destilados, 50 ml.
O Guia Internacional para Fiscalizar o Consumo de Álcool e Suas Consequências Sanitárias (Organização Pan-Americana da Saúde, 2000) deixa claro que o conceito de Unidade padrão e copo ou dose padrão tem como objetivo permitir a realização de estudos e assim estabelecer uma quantidade fixa de álcool puro por dose para se contabilizar o quanto que está sendo consumido pela população.
Estabelecendo-se quanto vale uma dose padrão em uma região ou país, podem ser feitas as conversões correspondentes (alinhamento) e criar definições do que se constitui um consumo moderado e práticas de risco sejam evitadas. Com as pesquisas, as pessoas que decidam consumir bebidas alcoólicas, têm informações de como fazer sem excesso e sem exporem sua saúde a possíveis danos.
O alinhamento para uma dose padrão girando em torno de 10 g de álcool, dependendo do país ou da região, é equivalente a uma lata de cerveja (330 ml), um copo pequeno de bebida destilada (40 ml), uma taça média de vinho (140 ml), ou um cálice de licor (70 ml).
Variações do volume das doses pelo mundo
Austria: 20 ml
Estados Unidos: Entre 30 e 45 ml
França: entre 40 e 50 ml
Inglaterra: entre 25 e 35 ml
Islândia: entre 30 e 55 ml
Israel: entre 50 e 60 ml