O que aprendemos na última década que vamos aplicar em 2021.
O ano de 2021 marca o inicio de uma nova década, chamada anos 20. Esse período traz profundas mudanças que começaram há 10 anos e se intensificaram no ano passado, por causa do Coronavírus. O fato é que estamos vivendo um novo mundo e nada será como antes.
A primeira grande mudança é sobre como aprendemos. A pandemia acelerou uma tendência que já vinha crescendo lentamente, a educação à distância. A chamada EAD é uma realidade e revolucionou o ensino.
Hoje, você tem liberdade de aprender de qualquer lugar e é dono do seu tempo. Pode fazer um curso sem sair de casa e a oferta de cursos online disparou. Existem no mercado cursos de tudo, desde um simples Como fazer, até pós-graduações.
Agora você pode fazer um curso de bartender todo composto por video-aulas. Pode comprar os equipamentos, utensílios e insumos também sem precisar sair de casa. Sites como Mercado Livre, Bartender Store, entre outros, oferecem tudo que você precisa e entregam na sua casa.
Mas será que o aprendizado é o mesmo?
Tudo depende do aluno. O aprendizado sempre depende 90% de você e da sua vontade de aprender. Não adianta fazer o melhor curso do mercado se você não se dedicar e estudar. A qualidade do curso é mais importante para o curriculo do que para o aprendizado em si. Fazer um bom curso sempre será uma boa referência para começar a carreira.
A segunda grande mudança é como trabalhamos. Da mesma forma que passamos a a aprender sem sair de casa, também passamos a trabalhar assim. O trabalho remoto também era uma tendência que se acelerou com o Coronavírus. Por causa da pandemia e do isolamento social, empresas mandaram seus funcionários trabalharem de casa. O resultado foi ótimo e muitas não pretendem trazê-los de volta para os escritórios físicos.
Por fim, a última grande mudança é como nos relacionamos. E nessa questão, engana-se quem pensa que, seguindo as tendências do aprendizado e do trabalho, passamos a nos relacionar remotamente. Não, não passamos.
As redes sociais, as vídeo conferências e outras ferramentas de comunicação são apenas isso: ferramentas de comunicação. Mas não substituem o contato físico. Os seres humanos continuam com uma necessidade de se relacionar presencialmente e isso foi comprovado nesse periodo de pandemia. A maior dificuldade do isolamento social foi exatamente se afastar fisicamente das pessoas.
As tendências de mercado mostram como estamos cada vez mais sociais e colaborativos. A década passada foi a década do co-working, dos espaços compartilhados. Nada é mais apenas seu. Tudo é de todos.
Isso se reflete nas moradias. Hoje, os condomínios oferecem espaços compartilhados para tudo, não mais apenas o salão de festas, a academia de ginástica e a piscina. Hoje, as ofertas de espaços de uso compartilhado vão desde salas de reunião de negócios até adegas.
Em São Paulo, acaba de ser lançado um empreendimento que oferece uma adega compartilhada para você receber seus amigos e beber um bom vinho na companhia deles.
Qual a lição disso? A lição é que o bar nunca vai acabar. A pandemia foi apenas um momento de retração e de repensar as formas de fazer as coisas. Mas o bar físico, aquele espaço onde você vai para relaxar, encontrar pessoas e viver bons momentos vai continuar existindo e tendo papel preponderante na sociedade.
Então, não se preocupe, pode fazer seu curso de bartender à distância e abrir novos horizontes em sua vida profissional em um mercado que continuará sempre existindo e crescendo.
Vá em frente e se insira nesse novo mundo. 2021 já começou e, diferente de outros anos em que as coisas só começavam a acontecer mesmo em março, após o carnaval, desta vez, está começando agora mesmo. Então, se mexa.