Aprenda o perfect serve do drink inglês que conquistou o mundo.
Os ingleses sabem fazer um bom marketing. O gin tônica era um drink popular que se tornou sofisticado depois um belo trabalho de marketing realizado pela indústria do gin com apoio dos distribuidores. Criado pelo soldados ingleses há mais de 100 anos, o drink era uma forma de proteção contra a malária. Os soldados misturavam o quinino, que é um repelente natural de mosquitos, no gin e assim nasceu o drink que hoje é símbolo de sofisticação.
O gin era uma bebida de baixo conceito, consumida pelos ingleses como a pinga aqui no Brasil. Hoje, os fabricantes sofisticaram o destilado que possui várias marcas e variações com acréscimo de vários botânicos (especiarias).
A receita original do gin tônica leva apenas gin do tipo London Dry, uma rodela de limão siciliano, muito gelo e água tônica. Inicialmente era servido em um copo longo, mas passou a ser servido em uma taça de vinho tipo borgonha. Essa mudança é altamente questionável, uma vez que trata-se de um drink gaseificado, ou seja, seria errado servi-lo em uma taça baixa com boca larga. Mas, controvérsias à parte, vamos ensinar como fazer um gin tônica da forma perfeita, de acordo com a apresentação sofisticada adotada hoje em dia.
Ingredientes:
- Gin do tipo London Dry
- Limão siciliano
- Água tônica
Modo de preparo:
- Encha uma taça com gelo até a boca
- Coloque uma dose de gin
- Complete com a água tônica
- Adicione uma rodela de limão siciliano
O perfect serve do gin tônica
- Para fazer o gin tônica perfeito, tudo deve estar muito gelado. Então, gele primeiro o gin, mexendo-o na taça com gelo antes de colocar a tônica.
- A proporção ideal é de 3 partes de tônica para uma parte de gin. Ou seja, se usou 50ml de gin, coloque 150ml de tônica.
- Ao despejar a tônica na taça, tome cuidado para preservar ao máximo o gás. Despeje lentamente sob uma pedra de gelo ou despeje lentamente sobre o verso de uma colher bailarina.
Incrementando o seu gin tônica
Você pode acrescentar várias coisas no seu gin tônica para “incrementá-lo”. Pode acrescentar especiarias, preferencialmente as que estão presentes no gin que você está usando. Pode acrescentar sementes de zimbro, anis estrelado, cardamomo, entre outras.
Você também pode acrescentar ramos de alecrim, fatias de pepino, outras frutas e criar suas receitas exclusivas.
No vídeo abaixo veja com fazer gin tônica com morangos.