Será que você sabe como fazer bem o drink mais famoso do Brasil?
A caipirinha é um drink brasileiro. É uma marca nacional. Só pode ser chamado de caipirinha o drink feito com cachaça, limão, açúcar e gelo. Se tem outra fruta ou outro espírito (clique aqui para saber o que é um espírito) deixa de ser caipirinha. Se for com vodka, passa a ser caipivodka. Se é com outra fruta, passa a ser caipifruta. Então, para atender todas essas variações, muitos cardápios classificam os drinks preparados com frutas maceradas, açúcar e um espírito apenas pelo nome de caipis. Mas, se estamos falando de caipirinha, é preciso respeitar suas regras.
Então, agora você já sabe. Para ser uma caipirinha é preciso ter na receita apenas cachaça, limão, açúcar e gelo. Você pode até diferenciar sua caipirinha adicionando algum outro ingrediente, como uma especiaria, por exemplo, e dar um toque extra de sabor. Mas não pode variar a fruta e nem o espírito.
A pergunta agora é se você sabe preparar uma boa caipirinha. Muita gente acha que sim, mas comete erros graves que comprometem a qualidade da caipirinha. Então, a primeira coisa que você precisa saber é que a forma original de preparo evoluiu ao longo dos anos. Ou seja, preparar uma caipirinha da forma tradicional, não é a melhor forma hoje.
Originalmente, a caipirinha era um drink montado, ou seja, feito no próprio copo em que será servido. Colocava-se os gomos de limão, adicionava-se o açúcar, macerava-se tudo, colocava-se gelo, a cachaça, dava-se uma leve mexida e estava pronta a caipirinha. Mas, convenhamos, horrível comparada com a forma como ela feita hoje.
Hoje, a caipirinha é feita batida, ou seja, tudo é misturado na coqueteleira. Então, vamos aprender a fazer uma caipirinha realmente saborosa? Siga o passo-a-passo.
Ingredientes:
- limão taiti
- cachaça*
- açúcar
- gelo
* a receita da caipirinha exige cachaça. Nem toda aguardente de cana é cachaça. Portanto, preste atenção (clique aqui para saber a diferença entre cachaça e aguardente de cana).
Modo de preparo:
- Corte um limão em gomos
O segredo começa ai. Ao cortar o limão, retire as pontas e o meio, pois nessas partes brancas está contida a substância que amarga a caipirinha chamada pectina.
2. Adicone 20ml de xarope de açúcar
Surpreso? Pois é. Se você deseja fazer uma boa caipirinha, não use o açúcar refinado diretamente. Dilua o açúcar previamente na água fazendo um xarope (clique aqui para aprender como fazer xarope de açúcar).
3. Encha a coqueteleira de gelo
4. Adicione 50ml de cachaça
5. Feche a coqueteleira a bata
6. Abra e despeje tudo em um copo on the rocks ou old fashioned.
Pronto, você vai se surpreender com o sabor.
Preparada dessa forma, a caipirinha fica homogênea. Todos os ingredientes se misturam melhor. A apresentação também fica mais profissional e não fica açúcar no fundo.