A importância da espuma da cerveja

A importância da espuma da cerveja

Série “tudo que você precisa saber sobre cerveja” ensina o básico para você não passar vergonha.

Com ou sem colarinho? Essa foi a pergunta que persistiu por muito tempo enquanto o brasileiro ainda conhecia pouco sobre cerveja. Tinha gente que se achava esperta e pedia um chope sem colarinho para beber mais, acreditando que a espuma ocupava lugar da bebida.

O fato é que essas pessoas passavam vergonha e nem sabiam disso, pois logo ao pedir um chope sem colarinho, deixam claro que não sabem nada sobre cerveja.

A espuma tem um papel importante no serviço da bebida e na sua degustação. Ela é, principalmente, um indicador de qualidade. Pouca espuma pode significar, por exemplo, que a cerveja tem algum problema.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

A espuma é uma consequência natural do processo de fermentação. É o gás carbônico produzido no processo e que se torna um componente indispensável. É ele que dá a refrescância da bebida. Sem ele, a cerveja fica “choca” e sem graça.

Cada tipo de cerveja forma um tipo de espuma, algumas mais densas, outras menos. O que causa a densidade da espuma são alguns componentes importantes, como o lúpulo e as proteínas. Portanto, uma cerveja com espuma que se dispersa rapidamente significa a ausência desses elementos.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Mas, alguns tipos de cerveja tendem a formar pouca espuma mesmo, como as Stouts de origem inglesa. Portanto, se uma Stout forma muita espuma também pode indicar que a bebida está com algum problema.

Já, as cervejas belgas e alemãs apresentam uma rica espuma, que ganha inclusive o nome de anel belga.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Além disso, a espuma tem outras funções. Quem explica é o beer sommelier da cervejaria Berggren, Robson Vergillio,

Através dela é possível avaliar o aroma, a temperatura e a conservação da bebida. Ela também serve como proteção do líquido evitando a oxidação.

A espuma perfeita tem que ser compacta e com bolhas pequenas, e o ideal no serviço é que fique com dois dedos de espessura no copo.

Por fim, a ausência da espuma pode indicar também um servico descuidado do bartender. Pode significar um copo sujo e engordurado, pois a sujeira e a gordura evitam a formação da espuma.

Além das funções práticas, a espuma também tem uma função estética. Honestamente, qual copo fica mais bonito, com ou sem o colarinho?

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.