Saiba como surgiu a moda de decorar drinks com guarda-chuvas.
Uma das principais características dos drinks tiki (clique no link para saber o que é isso) é a apresentação tropical. Para isso, usa-se pedaços de frutas, folhas, flores, canecas com motivos da cultura tiki e o famoso guarda-chuva de papel. Mas, afinal, como surgiu esse ornamento e, principalmente, qual a razão de usá-lo.
Para começar a contar essa história, vamos primeiro aprender a usar o termo certo para designar essa ornamentação. Não é guarda-chuva. É sombrinha ou guarda-sol!
Sim, o ornamento reproduz em tamanho reduzido um guarda-sol, cuja a função principal não é proteger da chuva, mas sim proteger do sol. Os desenhos estampados no papel podem reproduzir símbolos da cultura chinesa, japonesa ou da Polinésia.
Não se sabe ao certo a origem do ornamento e nem quando começou a ser utilizado, pode ter sido no primeiro bar tiki da história, o Don the Beachcomber, em Hollywood (clique no link para conhecer a história desse icônico bar) ou pelo seu principal concorrente, Trade´s Vic, em São Francisco. O fato é que o pequeno objeto se tornou um símbolo dos drinks tiki durante os anos 50.
Nessa época, os americanos tinham acabado de sair da segunda-guerra mundial. A classe média começava a recuperar seu poder aquisitivo e as viagens para as ilhas do mares do sul, especialmente o Havaí, eram o sonho de toda família americana naqueles tempos.
Reza a lenda que o drink Mai Tai (clique no link para saber mais sobre esse drink) que é um dos mais famosos dos drinks tiki, foi o primeiro a ser servido com esse ornamento nos navios de cruzeiros para o Havaí.
Mas será que a função da sombrinha no drink é apenas decorativa?
Muitos bartenders dizem que não. A sombrinha de papel pode ter uma função igual a sombrinha de verdade: que é proteger o drink do sol e, dessa forma, evitar que ele aqueça e o gelo derreta mais rapidamente. Será mesmo?
Deixamos as conclusões por sua conta. Mas, uma coisa é certa. A sombrinha é sempre um charme nesse tipo de drink!