Conheça a história do Don the Beachcomber, o bar que lançou a coquetelaria tiki.
“Se você não pode ir ao paraíso. Eu trago o paraíso até você”. Esse era o lema de Ernest Raymond Beaumont Gantt, mais conhecido como Donn Beach, um aventureiro e empreendedor norte americano fundador de um dos mais emblemáticos bares da história que marcou uma época e inaugurou um novo conceito na coquetelaria.
O nome do bar e restaurante era Don the Beachcomber, aberto no ano de 1933 em Hollywood, que lançou o conceito da coquetelaria tiki e se transformou na primeira rede de bares temáticos com abrangência nacional nos EUA.
Pode-se dizer que o conceito de bar temático foi criado por Donn Beach. Ele era uma figura controversa, com ligações com a máfia, mas era um empresário de visão inegável. Ele percebeu a magia que as ilhas tropicais do Pacífico criavam no imaginário dos americanos e o desejo que eles tinham de viverem experiências novas. Então, criou um bar que reproduzia uma ilha da Polinésia com sua cultura típica, decorado com tochas, paredes de bambú e mobiliário rústico.
Na entrada podia se ouvir o som das ondas do mar e, ao chegar, os clientes eram presenteados com colares havaianos. O bar passou a ser frequentado por astros do cinema e fez sucesso estrondoso, abrindo filiais por várias cidades americanas.
Além da contribuição do Beachcomber como precursor das várias redes e franquias temáticas que surgiriam na sua onda, o bar também teve contribuição importante para a coquetelaria, lançando o conceito do coquetel tiki, uma mistura exótica feita a base de rum, frutas e especiarias, e ricamente ornamentado no estilo tropical. Seus maiores exemplos são os coquetéis Mai Tai e Zombie.
As ideias de Donn Beach foram copiadas por vários outros donos de bares e o estilo se popularizou nos EUA nos anos 40 e 50, no período pós-guerra. Essa tendência ficou conhecida pelo nome de escapismo. Os tempos eram difíceis e as pessoas procuravam lugares para viver experiencias diferentes e fugir da realidade.
Em São Francisco o empresário Victor J. Bergeron abriu o Trade’s Vic e se tornou concorrente de Donn Beach. Os dois passaram a disputar então a criação do Mai Tai. Em Nova York, surgiu o Copacabana, inspirado na cultura brasileira. Uma das características do bar eram as atendentes vestidas como Carmem Miranda.
Donn Beach era um personagem curioso e um grande contador de histórias. Ele dizia que tinha navegado pelos mares e conhecido várias ilhas do Pacífico de onde tirou suas inspirações. Mas não se sabe se suas histórias eram verdadeiras. Do mesmo modo, seu concorrente Victor também contava histórias. Ele teve uma perna amputada por causa de uma tuberculose, mas contava que tinha perdido o membro por uma mordida de tubarão.
Donn Beach e seu Beachcomber foi a inspiração para vários bares temáticos que surgiram nas décadas seguintes com o objetivo de proporcionar aos clientes experiências diferentes. Entre os mais famosos estão o Medieval Times, que levava os clientes a se sentirem em plena idade média, o Hard Rock Café, o Planet Hollywood e o Rain Forest Café.