Servir de forma errada compromete a qualidade da bebida.
Em toda bebida carbonatada o gás é um componente essencial. O gás tem várias funções. Ele gera a sensação de refrescância, permite que os sabores da bebida sejam melhor percebidos e também ajuda a conservá-la. Falaremos mais sobre carbonatação em outro artigo. Nesse agora falaremos especificamente sobre a importância dele na cerveja e no chope e como o processo de servir a bebida vai influir no seu paladar.
A cerveja tem uma concentração ideal de gás. O gás nada mais é do que o CO2, ou seja, o gás carbônico. Esse gás é produzido naturalmente no processo de fermentação. Então, quando a fermentação acontece em tonéis de metal ou recipientes totalmente vedados, o gás não escapa e se torna parte integrante da bebida.
Mas, a cerveja recebe ainda um acréscimo de gás de forma artificial para que tenha a concentração ideal. Então, podemos afirmar que o gás é um componente tão importante na cerveja e no chope quanto a água, o malte e o lúpulo. Se suas quantidades não estiverem equilibradas, a qualidade fica comprometida.
E como a forma de servir influi nisso?
Muito simples. A forma de servir vai influir diretamente na quantidade de gás que ficará na bebida ao ser consumida. O gás é altamente volátil, ou seja, ele dispersa rapidamente através das bolhas. Então, quando servimos a bebida de forma descuidada, o gás se dispersará mais rapidamente e bebida perderá suas características ideais.
Existem duas formas do gás dispersar mais rapidamente, a primeira é servir a bebida quente. Quanto mais gelada a bebida estiver, mais lentamente o gás se dispersará. A bebida quente produz mais espuma, com bolhas grandes, e isso significa que ela está perdendo gás muito rapidamente. A outra forma de dispersar o gás é através do impacto da bebida no copo, que também produz espuma em excesso.
Então, além de estar na temperatura ideal, é preciso servir a cerveja com cuidado para que as bolhas de gás não se quebrem. O procedimento correto, tanto na cerveja quanto no chope, é inclinar o copo 45 graus para reduzir o impacto do líquido no fundo do copo.
No caso do chope, deixar dois centímetros de espuma é o ideal. A espuma do chope, chamada de colarinho, é, portanto, um componente essencial na bebida. Por isso a chopeira tem que estar com a pressão bem regulada e a torneira deve ser aberta com cuidado. O colarinho é acrescentado no final.
Veja no vídeo a seguir, em detalhes, como servir uma cerveja e um chope corretamente.