Conheça o código de ética do bartender.
Ser bartender exige uma série de comportamentos adequados. O bom bartender se diferencia por várias coisas, não apenas pelo talento em preparar drinks, mas também pelas atitudes. Um conjunto de comportamentos contribui para que o profissional adquira uma das coisas mais importantes na sua carreira: a confiança dos clientes e dos seus empregadores.
A International Bartenders Association – IBA lista alguns valores que devem ser adotados pelos profissionais. Pontualidade no trabalho, ter disposição, ser respeitoso e cordial com as pessoas, são valores básicos para a profissão. Beber, fumar, mascar chicletes e comer durante o trabalho são atitudes que devem ser evitadas. Outro quesito básico é a limpeza e boa apresentação.
Mas, para que o bartender possa adquirir efetivamente a confiança de seus clientes e de seu empregador ele precisa seguir um código de ética e conduta moral. Nesse código estão dois itens fundamentais: a honestidade e a discrição.
A honestidade significa jamais enganar o cliente, oferecendo bebidas de procedência duvidosa, adulterá-las, ou servir menos quantidade do que o previsto. Se essa determinação partir do próprio patrão, melhor você procurar outro lugar para trabalhar o mais rápido possível.
O bartender também jamais deve dar um cortesia para um cliente sem que isso seja combinado e autorizado pelo empregador. Muitos bartenders, depois de conquistarem a confiança de seus empregadores, ganham essa autonomia, pois o empregador sabe que ele estará agindo de forma correta para conquistar um cliente. Mas, isso demora. Primeiro, o empregador precisa reconhecer que o bartender tem capacidade de avaliação para tomar decisões corretas nesse sentido.
A discrição significa falar menos e ouvir mais. Sim, todos sabem que o balcão do bar é como um divã de psicanalista. Muitas vezes, depois de algumas doses de bebida, os clientes irão te contar segredos e intimidades de suas vidas. O bartender jamais deve contar o que ouvir para outras pessoas.
Outra situação comum é o bartender presenciar traiçõese ver uma pessoa acompanhada de outra que não é a sua companheira habitual. Definitivamente, fazer fofoca é um comportamento totalmente inadequado para um bartender de confiança.
As fofocas também devem ser evitadas no proprio ambiente de trabalho. Falar mal de colegas não é uma atitude legal. Se viu algo errado, a melhor dica é só falar se for perguntado. Agora, se você é um gerente de equipe ou chefe de bar, converse com o profissional que cometeu o erro de forma privada. Nunca desqualifique alguém publicamente.
Se você seguir essas simples dicas, será sem dúvida, um bartender de confiança e construirá uma bela carreira.