Saiba como um certificado é reconhecido fora do país.
Escrito por Marcelo Reis*
Certificados internacionais são documentos emitidos em outros países diferentes do país onde ele está sendo apresentado. Para que sejam reconhecidos é necessário que tenham alguma chancela ou selo oficial que seja aceito internacionalmente. Caso contrário não há como comprovar a sua autenticidade.
Em 1961 foi assinado um acordo entre países durante a Conferência de Direito Internacional Privado na cidade de Haia na Holanda para reconhecimento internacional de documentos. O Brasil se tornou signatário do acordo em 2015. Portanto, a partir dessa data um documento emitido no Brasil pode ser reconhecido internacionalmente desde que tenha a Apostila de Haia.
A Apostila de Haia é uma anotação do Conselho Nacional de Justiça feita em documentos públicos. O apostilamento e a autenticação é feita em cartórios que tenham esse serviço. Com essa anotação o documento passa a ter validade internacional. A Escola do Entretenimento emite certificados e faz o apostilamento para os alunos que desejam trabalhar no exterior. Para isso basta solicitar o certificado internacional ao término de um dos nossos cursos.